domingo, 19 de julho de 2009

A CABEÇA DA MEDUSA


SIGMUND FREUD
1922

A medusa e sua cabeça decapitada simbolizam o medo da castração. Para Freud, (1969, p. 329 e 330) decapitar é o mesmo que castrar.
A medusa é o símbolo da castração criado pelos gregos que eram em geral fortemente homossexuais. Para eles era natural criar um símbolo feminino que assusta e repele por ser castrada, como explica Freud.

Dois elementos remetem a figura da medusa ao medo da castração. O primeiro são as serpentes em sua cabeça que servem como mitigação ao horror da castração, pois, por serem múltiplas, substituem o pênis cuja ausência é a causa do horror.

O outro elemento é a visão da cabeça da Medusa que torna o espectador rígido de horror. Ficar rígido significa ereção o que oferece uma consolação já que o enrijecimento lembra que ainda há a posse do pênis, tranqüilizando o que teme a castração.

2 comentários:

  1. Os gregos não eram "fortemente homossexuais". Além do objetivo óbvio da reprodução,o sexo não era usado só por prazer. O ensinamento anatômico, teórico e filosófico entre pupilo e mentor eram estudados, por isso a demonstração prática do que se estava estudando, não apenas entre o mesmo sexo, como entre os dois sexos.
    Mas também haviam uniões heterossexuais, que se valiam do ensino e também, do amor. Então não faz sentido você afirmar algo sem aprofundamento necessário.

    ResponderExcluir
  2. O texto é apenas um resumo de A Cabeça da Medusa, uma interpretação Freudiana para a Medusa. Pode perfeitamente ser alvo de comentários científicos que auxiliem numa melhor compreensão das relações entre psicanálise e interpretação, não trata-se aí de afirmar verdades, mas perceber possibilidades interpretativas. Grata por sua contribuição.

    ResponderExcluir

Para saber mais...

Pesquisa personalizada